“Nossa luta deu certo e o Ramal Apodi vai sair do papel”, comemora Beto após assinatura da ordem de serviço para o início das obras

24 de Junho de 2021

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) acompanhou, nesta quinta-feira (24/06), a comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em visita ao Rio Grande do Norte. Na ocasião, o deputado e a comitiva foram aos municípios de Jucurutu e Pau dos Ferros, onde foram assinadas a liberação de recursos para a conclusão da barragem de Oiticica e a ordem de serviço para o início da obra do Ramal Apodi. Também estavam na agenda os ministros Rogério Marinho, Fábio Faria, General Heleno e João Roma, como também os deputados federais Benes Leocádio, Carla Dickson, João Maia e Girão.

 

Para o deputado Beto, o dia foi de um verdadeiro sonho virando realidade, visto que, o Ramal Apodi faz parte de uma luta emplacada desde o início do seu mandato na Câmara. Em 2015, o parlamentar lançou um livro titulado de “O Velho Chico é Potiguar”, contendo uma reunião de artigos e estudos sobre essa obra hídrica. Além disso, Beto também realizou um Seminário sobre o Ramal Apodi, em Mossoró, e que contou com a presença do ex-ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Já em 2016, após articulação com o ministro, Beto consegue incluir o Ramal Apodi no Plano Plurianual do Governo.

 

Nos anos seguintes, o deputado seguiu lutando por essa pauta e em 2018 apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para garantir a transposição, fazendo o mesmo no ano de 2019. No ano passado, o parlamentar conseguiu aprovar a emenda que garantia prioridade para execução da obra neste ano de 2021.

 

“Com essa assinatura hoje, o Rio Grande do Norte vai estar dentro do eixo da transposição e vai receber as águas do Rio São Francisco. O Ramal Apodi é um marco para a segurança hídrica do nosso Estado e representa desenvolvimento para o povo potiguar”, diz o deputado Beto Rosado e reforça: “Todo o esforço e trabalho valeram a pena para realizar esse sonho antigo da nossa população.”

 

ENTREGA DO LIVRO “O VELHO CHICO É POTIGUAR”

 

Durante a agenda, o deputado Beto conseguiu entregar ao presidente Jair Bolsonaro um exemplar do livro “O Velho Chico é Potiguar”, lançado em 2015, quando iniciou a luta para trazer água do rio São Francisco para o Rio Grande do Norte.

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado disse: “Passou um filme na minha cabeça nesse momento... De todo o trabalho que desenvolvemos até aqui para que esse sonho se tornasse realidade.”

 

OUTRAS LUTAS

 

Durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado Beto Rosado teve êxito em outras lutas do seu mandato em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da melhoria de vida dos potiguares, como a publicação do decreto que tornou o sal um bem de interesse social, do decreto que autorizou a venda dos poços maduros para a iniciativa privada, da abertura do mercado chinês para o melão potiguar e a expansão da área livre de mosca-das-frutas no RN.