Deputado Beto busca expandir área livre de mosca-das-frutas no RN para ampliar exportação

25 de Fevereiro de 2021

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (24), no Ministério da Agricultura, onde se reuniu com o Diretor de Sanidade Vegetal, Carlos Goulart. Na oportunidade, o deputado defendeu o projeto que viabiliza a ampliação dos municípios que integram a área livre da praga mosca-das-frutas (anastrepha grandis).

 

A medida visa incluir os municípios de Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.

 

O deputado afirma que a expansão beneficiará produtores para atender às exigências de países importadores que caracterizam a espécie como praga quarentenária, impondo restrições a produtos como melão, melancia e, também, abóbora e pepino.

 

Atualmente, a área é integrada pelos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, que abrange um total de 8.409 quilômetros quadrados.

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado Beto Rosado diz que a reunião no Ministério foi positiva e que o órgão está finalizando um estudo para que essa ampliação possa ocorrer.

 

“Essa ampliação é essencial para que novos municípios possam exportar suas frutas, gerando mais empregos e renda para a população potiguar”, completa o deputado.