Governo Federal empenha emenda de R$ 411,6 mil para perfuração de poços em Mossoró

dsc_0062

O Governo Federal empenhou, por meio do Ministério da Integração Nacional, emenda de R$ 411,6 mil, destinada pelo deputado federal Beto Rosado (PP) no Orçamento Geral da União (OGU) de 2016 para a perfuração de seis poços artesianos na Zona Rural do município de Mossoró.

A prefeitura tem até o dia 31 de dezembro deste ano para assinar o convênio e garantir que os recursos sejam repassados. O convênio prevê a perfuração dos poços artesianos profundos com instalação de sistema simplificado de abastecimento de água nas comunidades rurais de Ema, Arisco e Senegal e nos assentamentos Eldorado dos Carajás II ­ Agrovila Ângelo Calmon de Sá, Jurema e Fazenda Nova, localizados nas regiões Norte e Oeste do município de Mossoró/RN.

O deputado frisou que o município de Mossoró tem aproximadamente 9% de sua população total, que é de aproximadamente 280.000 habitantes, fixada na Zona Rural, onde a principal atividade desenvolvida é a agricultura familiar, com ênfase a caprinovinocultura, produção de subsistência (milho e feijão) e a irrigação de hortaliças e fruteiras em pequenas áreas, em alguns locais onde há abundância em água, principalmente através de poços artesianos.

“Desde o ano 2012, estamos sem chuvas normais no período chuvoso do ano. São cinco anos consecutivos de seca, atingindo diretamente a Zona Rural. Os prejuízos são enormes, principalmente pela perda da lavoura de sequeiro, além da falta de água para consumo humano e produção de hortaliças e fruteiras, como também alimento para os animais, afetando toda economia regional. Esses poços virão para amenizar essa situação”, destacou Rosado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s