Emenda de Betinho Rosado garante inclusão de Mossoró na Zona Franca do Semiárido

Foto Antonio Indio Agencia Camara 01

Emenda do ex-deputado Betinho Rosado garantiu a inclusão de Mossoró na Zona Franca do Semiárido Nordestino. O relatório final da Proposta de Emenda à Constituição Nº19/2011, que acatou a emenda de Betinho, foi aprovado esta semana pela comissão especial da Câmara destinada a apreciar a matéria. Membro da comissão, o deputado Beto Rosado trabalhou pela aprovação da emenda do pai e para que a região do Alto Oeste fosse mantida na área de abrangência da zona franca. Seu trabalho deu resultado.

Segundo o relatório final, a sede da área de livre comércio será o município de Cajazeiras, na Paraíba, abrangendo as cidades vizinhas num círculo de 100 quilômetros, o que garante a inclusão da região de Pau dos Ferros (RN). Além disso, cada estado do semiárido terá uma cidade polo de desenvolvimento, que será uma extensão da zona franca. As cidades são Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN), Picos (PI), Salgueiro (PE), Arapiraca (AL), Itabaiana (SE), Irecê (BA), Montes Claros (MG) e Bacabeira (MA).

A proposta segue agora para votação no plenário da Câmara. Caso aprovada pelo Congresso, a Zona Franca do Semiárido será uma área de livre comércio de exportação e importação, com incentivos fiscais por um prazo de trinta anos. O objetivo é estimular a instalação de empresas, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico.

De acordo com o deputado Beto Rosado, o Semiárido tem uma área de aproximadamente 981 mil quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios e 22 milhões de habitantes. “Portanto, é primordial estimular o desenvolvimento da região, para que as pessoas que habitam o semiárido não sejam forçadas a abandonar sua terra”, destacou o parlamentar.

“Foram muitas as discussões na comissão especial, pois cada deputado saiu em defesa dos interesses do seu estado. Nesse sentido, o nosso trabalho deu continuidade à proposta do ex-deputado Betinho Rosado, para que as regiões de Mossoró e Pau dos Ferros também fossem contempladas. Hoje, estamos comemorando esse resultado e, trabalhando numa nova etapa que é a votação em plenário”, continuou Beto Rosado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s